Plástica 1







 

 

Exercício: Plano, Volume e Rocha.

  O exercício proposto em sala de aula no decorrer do semestre visava a construção de uma maquete a partir dos seguintes elementos: um volume, uma rocha, uma árvore, um plano vertical, um plano horizontal, um pilar e uma escada. A proposta era que se fosse feito uma composição assimétrica e em seguida fosse feita uma análise visual e formal da maquete baseado nos conceitos da Gestalt.
   De acordo com a teoria da Gestalt, que parte da ideia que não vemos nada de forma isolada, mas sim suas relações, podemos determinar regras que regem a percepção visual. Para realizar o exercício Plano, Volume e Rocha, busquei como ponto de partida  a rocha como sustentação e apoio ao volume. Sendo assim, coloquei-a como se estivesse entrando nele,
criando assim uma maior integração entre natureza e volume. A partir daí, busquei formas 
orgânicas para realizar a composição, mas, ao mesmo tempo, algumas formas retas e geométricas para quebrar um pouco, tendo a intenção de fazer um contraste entre linhas retas e orgânicas, mas visando também um equilíbrio e uma
integração entre elas. Como exemplo, na fachada frontal do volume, nota-se uma curva sinuosa que é finalizada por um chanfrado. Na fachada traseira, linhas retas predominam.  Percebe-se então que o volume é assimétrico, não possuindo eixos.
   Formas curvadas estão presentes tanto no volume,tanto no plano vertical e horizontal, criando 
assim um diálogo entre eles, uma boa continuidade ,uma proximidade e similaridade, que acaba 
sendo quebrada pela forma da escada e de algumas regiões retas do volume.
   O plano vertical foi colocado em curva visando a criação de dois espaços: um na região da árvore
e da escada, sendo ele mais aberto, e outro próximo a pedra, que é mais isolado e intimista. O plano 
horizontal foi colocado em curva intencionalmente visando uma proteção ao espaço, e também uma 
maior articulação com a forma dos outros elementos envolvidos na maquete.
   A localização da escada foi pensada como uma forma de acesso isolada do volume, dando então acesso a região com a árvore e com o espaço mais aberto criado pelo plano vertical, criando ali uma área agradável de convívio e estar.
   O equilíbrio da composição é notado pela integração entre a rocha, o volume, a árvore,que compõem uma composição assimétrica. A proximidade entre esses elementos se dá pelo fato do volume se
apoiar na rocha, e também pela árvore criar um espaço com a escada e o plano vertical. A similaridade esta presente nos tons das cores usados para construir cada elemento da composição, que reforça a ideia de conjunto, unidade. 



















Peça Gráfica:





Análise Comparativa Villa Capra x Maquete exercício "plano, volume e rocha"


A Villa Capra, constuída por Palladio, se caracteriza por ser uma construção totalmente simétrica, sendo definida por um bloco quadrado, e apresentando nas quatro fachadas pórticos idênticos, tendo então todas suas fachadas idênticas. Nota-se então que sua estrutura é totalmente geométrica, premeditada. Em contraposição, minha composição é totalmente assimétrica, não prevalecendo formas geométricas, e nem existindo eixos perpendiculares como na Villa Capra. O estilo da construção se baseia num estilo clássico, racionalista, sendo uma obra pensada com uma determinada função. Já a maquete tem um caráter desconstrutivo, com características pós modernas, criada a partir de experimentações do espaço. Logo, as duas se diferenciam no caráter formal.
Percebo uma similaridade entre os dois projetos pelo fato da horizontalidade ser quebrada por um elemento vertical, que na maquete acontece pela presença do pilar com o plano horizontal, e na Villa La Rotonda pela cúpula central que se destaca. Há também a presença de pilares de sustentação em ambas, mas cada  uma com sua finalidade, pois na maquete o intuito é de sustentação- deixar a planta livre, já na Villa La Rotonda, visa mais a decoração, além da sustentação, é claro, além de que na minha maquete a pedra servir também como apoio/sustentação.
 Nota-se também que na maquete há uma proximidade maior entre o volume e outros elementos naturais, ou seja, eles se articulam mais, já na obra de Palladio ocorre um intervalo entre o projeto e os elementos que os cercam, sendo meio isolado do seu entorno. Além disso, a obra de Palladio está situada no topo de uma colina, enquanto que a composição da maquete esta situada num terreno totalmente plano, com exceção da rocha inserida como um objeto.




 







Fotos Uberlândia: Ecletismo, Art Deco e Modernismo.