API 2



     O terreno escolhido para o projeto das unidades habitacionais localiza-se em Uberlândia, no bairro Lídice, bairro esse residencial e de pouco fluxo de pessoas. A implantação das unidades habitacionais no terreno foi feita a partir da idéia de livre acesso e circulação de pessoas em todo o terreno. Um dos pontos que influenciou a escolha do terreno foi o fato de ele estar numa esquina, e por ter vários declives, apresentando 7 metros de declive em sua extensão. Apresentado medida de 30X35 metros, decidimos por explorar sua topografia, dividindo o terreno em 5 patamares com diferentes metragens, sendo que a central foi utilizada como área coletiva, onde há uma cobertura e as escadas acabam se transforando em assentos.  É valido ressaltar que cada patamar tem 1,4 metros de altura.  
      Essa divisão do terreno em níveis certamente explorará e beneficiará a organização espacial das casas e sua forma de disposição no terreno.  Sendo assim, implantamos 6 casas, dividas em 2 blocos e 3 casas germinadas cada um. As casas foram projetadas de tal forma que no seu piso térreo contenha um piso elevado a 1,4 metros do chão. Logo, divide-se assim em duas áreas separadas que ao mesmo tempo se integram, também pelo fato de não haver paredes divisórias.
     Foram planejadas duas tipologias, ambas quase que com a mesma metragem quadrada, 99 e 98m², contudo a tipologia que possui 98m², possui 3 quartos, conseguimos isso por usarmos paredes sanfonadas e camas escamoteadas, transformando o andar superior em uma área coletiva e ao mesmo tempo particular caso seja necessário. Já a outra tipologia consiste em uma planta mais maciça, e com apenas dois quartos, sendo que o terraço se transforma em uma área particular para o quarto de casal. Se tratando de conforto ambiental, projetamos os quartos virados para o leste onde esses tomam o sol da manha e o sol da tarde é barrado por paredes com poucas aberturas no lado oposto.




Casa em Borneo
Bárbara Borges, Heloísa Bocchi,Guilherme Bechelli, Thiago Rodrigues;






Ficha de Análise



Nenhum comentário:

Postar um comentário